Reflexão sobre o Evangelho de João, 26 de junho

“Tenho vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus. E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim. Mas tenho vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco. E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais? Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza. Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.”

João 16, 1-7

As dificuldades e o sofrimento pelos quais passamos em muitas fazes da vida não são simplesmente acidentais ou merecidos, mas fazem parte da vida e podem tornar-se parte de nosso aprendizado e fortalecimento. Com esta perspectiva podemos vencer o medo, inclusive da morte, pois estamos convictos que a realidade espiritual prevalece sobre os eventos e injustiças terrenas, e permitem que cresçamos espiritualmente e preparemos o futuro. Esse foi o exemplo dos primeiros discípulos de Cristo. Mas em que estado de espírito estavam os discípulos com a iminente partida do Cristo? Seus corações estavam cheios de tristeza porque pensavam que a comunhão de três anos com Jesus deveria terminar. Eles não entendiam o motivo da partida de Jesus. Eles também não podiam compreender o Mistério da Ressurreição. Mas Jesus sabia o que se passava em seus corações e explicou que seria bom para eles que Ele fosse para o Pai para, de lá, enviar o Espírito Santo. A palavra grega “Paráclito” significa aquele que está conosco para nos representar, nos ajudar e, sobretudo, nos fazer compreender. Por que Jesus disse que seria melhor que ele fosse embora e lhes enviasse o Espírito Santo? Durante sua vida como ser humano na Terra, Jesus só poderia estar em um determinado lugar e, portanto, limitado no espaço e no tempo com os discípulos. Mas o Espírito Santo pode apoiar os discípulos em qualquer lugar e em qualquer tempo. Desde Pentecostes, Jesus cumpriu a promessa e enviou o Paráclito. Por meio dele, Jesus permanece conosco em todos os recantos da Terra e a qualquer momento para nos trazer consolo, paz e compreensão, para que tenhamos força e coragem diante de quaisquer adversidades.

Carlos Maranhão