O Ato Dominical para as Crianças

A partir do início da maturidade escolar, despertando a consciência para a relação com o Divino.

Durante a infância a criança se desenvolve tanto com o corpo quanto com a alma. No início desse caminho toda sua alma está voltada para as experiências sensórias. Ela se liga de uma forma existencial, completa, com tudo o que vivencia, em confiança. Podemos dizer que ela tem através do seu corpo uma relação religiosa com o mundo inteiro. Por isso a criança pequena não precisa de um culto religioso, pois vive nessa esfera o tempo todo.

Com o tempo, culminando com a maturidade escolar, a criança desenvolve uma consciência sempre mais independente do corpo. As experiências sensoriais são vivenciadas sempre no presente. Mas agora a criança pode se recordar de algo que aconteceu ontem e também imaginar o que acontecerá amanhã.

A alma se expande no tempo e a criança pode agora aprender a relacionar-se conscientemente com o mundo. Neste momento ela pode vivenciar o culto. Começar a aprender que o Divino está em tudo, nas pedras, nas plantas, nos animais e no homem. Que o Divino se tornou Homem no Cristo Jesus. Que Cristo quer ser para nós o mestre do amor, pois sem o amor a vida se torna desolada e vazia. E a criança aprende a dizer: “Eu quero procurar o Espírito de Deus”.

Esta é a qualidade de toda espiritualidade verdadeira: estar a caminho, procurando.