A Comunidade de Cristãos

Cada vez mais cresce na humanidade o impulso para a individualidade e a liberdade. Para isso a humanidade trilhou por algum tempo um caminho que a afastou do divino, do espiritual. Mas na nossa época cresce, sempre mais, o impulso da procura de uma nova espiritualidade, agora como individualidades livres.

O impulso do Cristo é fortalecer a individualidade em cada um de nós, nos levando à liberdade e à responsabilidade, mas ao mesmo tempo superando as forças que nos separam do divino, que nos separam do outro, que nos separam da natureza, para encontrar uma nova espiritualidade, que nos ligue com o divino, nos ligue com o outro, nos ligue com a natureza, em liberdade e responsabilidade. Isto é superar o egoísmo pela força do amor. Servir ao Cristo neste sentido é a meta da Comunidade de Cristãos.

Todos nós estamos a caminho, no caminho de nos desenvolvermos, de desenvolver sempre mais a qualidade humana em nós, nos tornarmos cada vez mais verdadeiramente Homens.

Esta é uma caminhada bela, mas também árdua. De vez em quando precisamos encontrar uma fonte, uma fonte de água cristalina para beber e nos revigorar, ganhar novas forças para seguir o nosso caminho. Nem sempre estas forças brotam ao lado do caminho. Muitas vezes é necessário cavar um poço para encontrar a fonte.

A Comunidade de Cristãos quer ser um poço espiritual, cavado e cuidado por aqueles que assumem esta tarefa, para que se encontre a fonte espiritual da força do Cristo. E cada peregrino que tem sede e procura este poço poderá beber desta água da Sua vida.

Como surgiu a Comunidade de Cristãos?

Depois da primeira guerra mundial um grupo de jovens estudantes e teólogos procurava uma nova forma para uma vida religiosa cristã. Eles sentiam a falta de uma religiosidade mais profunda e de uma liberdade no relacionamento com Deus.

Na Antroposofia de Rudolf Steiner encontraram um caminho para compreender o cristianismo e dar um novo conteúdo à vida religiosa. Com a sua ajuda, em 1922 foi fundada a Comunidade de Cristãos.

Em nosso país, o movimento antroposófico está representado pela Sociedade Antroposófica no Brasil.

Desde então ela se expandiu, formando comunidades onde se encontram pessoas que queiram formar, desta maneira, uma vida religiosa. Hoje existem comunidades em muitos países e continentes. No Brasil ela atua desde 1960.

Liberdade espiritual

Almejamos a liberdade em tudo o que pensamos. Isto ocorre tanto para os sacerdotes em respeito ao que eles ensinam, quanto para os membros em relação ao que estes reconhecem como verdade.

Isto tem a consequência que não faz sentido celebrar ou participar de um culto se nele não reconhecemos algo em princípio verdadeiro.

Membros

Um adulto que pela vivência dos sacramentos e da vida comunitária sente o impulso de assumir uma responsabilidade pela existência da Comunidade de Cristãos, pode se tornar um membro dela.

Para que a Comunidade de Cristãos exista é necessário que pessoas se sintam responsáveis pelo seu conteúdo espiritual, pela sua vida social, pela sua base financeira.

Finanças

 A Comunidade de Cristãos é mantida por doações de seus membros e amigos.

Textos de autoria e responsabilidade do Sacerdote João Torunsky