Reflexão para domingo, 25 de fevereiro de 2024

Transfiguração de Rafael Sanzio (1483–1520)

Quantas vezes, nas suas peregrinações, o jovem carpinteiro Jesus teve que vivenciar profunda impotência e sofrimento pelo fato de a humanidade, nem mesmo nos altares, conseguir se ligar aos seres divinos, à sua fonte de vida primordial. A humanidade havia sido abandonada às forças demoníacas. Em consequência, muitas doenças de corpo e alma se alastraram rapidamente. Isso também em muitos aspectos resultou no declínio da cultura e da civilização. Essa tendência ainda não foi revertida completamente.

Uma reviravolta, no entanto, aconteceu com o batismo no Jordão. O Espírito de Cristo desceu dos céus e penetrou na natureza terrena de Jesus, o conduziu primeiro ao deserto. Lá, Jesus Cristo vivenciou em si mesmo até que ponto os seres adversários tentavam com suas cadeias aprisionar a humanidade para seus fins. Mas, pela tentação, Cristo aprendeu a reconhecer e vencer o mal na natureza humana. Assim foi transformando e elevando a natureza terrena de Jesus para a salvação da humanidade. A partir deste centro forma-se o círculo de discípulos. O poder transformador e sanador de Cristo começa a se irradiar pela humanidade, pelo mundo.

Jesus Cristo subia frequentemente às montanhas para elevar cada vez mais a sua própria transitória natureza humana. Levava os discípulos como testemunhas dessa transformação. Assim, os seus discípulos se capacitavam a apoiar e cumprir a sua missão. Descendo da montanha, Jesus Cristo continuava sua obra de sacrifício e amor até a realização total de sua missão: a sua morte na cruz e a sua ressurreição.

O que em Jesus Cristo se torna um fato, uma vitória espiritual na Terra – como a transfiguração e mais tarde a ressurreição – vem também enriquecer a natureza espiritual humana com novas qualidades eternas, indispensáveis para o desenvolvimento futuro da humanidade. Do declínio e decadência espiritual abre-se uma nova perspectiva para a prometedora evolução humana. À alma humana é concedida para sempre a condição interior para servir o espírito em liberdade. Essa condição interior para realizar a obra de Deus em liberdade reside no EU SOU. O EU SOU é o Senhor da alma, une as forças da alma para um propósito elevado.

Hoje, as três forças da alma (pensar, sentir e querer) tornaram-se independentes umas das outras, desagregando-se de modo caótico. O que hoje uma pessoa pensa, raramente corresponde às suas ações; seus sentimentos se enrijeceram, tornaram-se indiferentes, sua vontade encontra-se paralisada e impotente. Essa é a causa de muitos males atuais. No entanto, podemos contar com o poder unificador e ordenador do Cristo. Sim, o profundo anseio das três testemunhas da transfiguração foi cumprido. A humanidade construiu três tendas no local onde se manifesta a revelação do Cristo.

Quando realizamos o Ato de Consagração do Homem, elevamos o olhar para o altar e vemos ao fundo a imagem da transfiguração brilhar. Transluzindo através do sacerdote e dos dois ministrantes, vemos o Redentor atuando junto com Moisés e Elias, seus precursores na formação de comunidades espirituais. Tomamos a poção de saúde que harmoniza as forças da nossa alma e lhes confere a paz. No final, quando o sacerdote desce os degraus da altura luminosa do altar, nós o seguimos. Fortalecidos e encorajados por Cristo, continuamos a sua obra redentora na vida quotidiana, no mundo.

Naquela época, Jesus Cristo conseguiu curar um epiléptico quando depois da transfiguração desceu de volta para o sopé da montanha. Até então, todos os intuitos dos discípulos de curar aquele jovem haviam fracassado. Também nós podemos crescer em força e confiança interior pela vivência cúltica do sacrifício de Cristo pela humanidade. Como seus seguidores poderemos de forma cada vez mais eficaz reverter o declínio e decadência da humanidade para a sua ascensão ao espírito. Fortalecidos pelo Cristo podemos encarar o processo da Paixão na humanidade e no destino individual com coragem e confiança.

Helena Otterspeer