Reflexão sobre o Evangelho de João, 12 de junho

“Havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém para adorar durante a festa. Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: ‘Senhor, queremos ver Jesus’. Filipe conversou com André, e os dois foram falar com Jesus. Jesus respondeu-lhes: ‘Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem não faz conta de sua vida neste mundo, há de guardá-la para a vida eterna. Se alguém quer me servir, siga-me, e onde eu estiver, estará também aquele que me serve. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. Minha alma está perturbada. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora’? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, glorifica o teu nome!’
Veio, então, uma voz do céu: ‘Eu já o glorifiquei, e o glorificarei de novo’.
A multidão que ali estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: ‘Foi um anjo que falou com ele’. Jesus respondeu: ‘Esta voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por vossa causa. É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, e quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim’.
Ele falava assim para indicar de que morte morreria.”

João 12, 20-33

É chegada a hora onde o grão deve cair à terra, morrer e frutificar. Cristo é o grão divino a ser gestado no ventre da mãe Terra. Nele se cumpre a grande obra de reconciliação entre os seres humanos. Para frutificar em nossos corações, ele se entregará por inteiro, ele renunciará à própria vida.
Onde intuímos a obra de reconciliação? Sempre quando estivermos dispostos a renunciar. Quando renunciamos algo que nos traz sofrimento e dor, podemos perceber que nos liberamos, nos tornamos íntegros em nosso ser. Esta seria uma forma de servi-lo e segui-lo em seu caminho. E quem o segue jamais estará só, pois aos poucos desenvolveremos a percepção que caminhamos com Ele. O caminho está preparado e seguir por ele, significa encontrar quem o preparou.

Viviane Trunkle

“A renúncia é a libertação. Não querer é poder.”
Fernando Pessoa