Reflexão para domingo, 19 de novembro

Referente à perícope do Apocalipse de João 21

No começo e no destino do caminho da humanidade há duas grandes imagens. No começo, logo após a criação, é descrito o jardim do Éden. Nele a natureza era perfeita e os primeiros seres humanos, Eva e Adão, viviam sem esforço. Para poder haver desenvolvimento, eles precisavam sair do jardim.

Como meta do caminho, a Apocalipse nos traz a imagem da nova Jerusalém. É descrita uma cidade bem especial, diferente de todas as cidades que conhecemos. A cidade é construída pelo esforço conjunto dos seres humanos e das hierarquias celestiais.

Não podemos voltar para a natureza, para o estado inocente do paraíso. Precisamos continuar o caminho na direção à nova Jerusalém. Devemos nos esforçar e trabalhar para a construção dela. Para isso, precisamos transformar a nós mesmos e também a natureza. Certamente haverá sacrifícios a fazer nesse caminho. Um trabalho árduo nos espera. Cada um guiará as perguntas: Como ajudo na construção da nova Jerusalém? Quais pequenos passos posso fazer para a realização da meta da humanidade? Como posso construir em conjunto com os seres espirituais?

Julian Rögge