História de Micael

Nas alturas do céu, no coração do mundo, existe um trono, majestoso e precioso. Neste trono repousa Deus e de lá ele pode ver tudo. Bem perto do trono ficam de pé os quatro anjos de Deus. E, para que todos saibam que estes são os anjos mais próximos de Deus, eles trazem em seus nomes as letras sagradas E-L. Há muito tempo atrás estavam ali Gabriel, Rafael, Uriel e Satanael.
Do trono de Deus começa uma escada que, em nove degraus, desce até a Terra. E os anjos descem e sobem por essa escada levando aos homens a graça de Deus, e levando a Deus as orações dos homens.
Um dia Satanael se afastou de Deus, pois ele queria ver se existia algo mais distante, algo distante de Deus. Ele foi se afastando sempre mais e, quando já estava bem longe de Deus, começou a pensar e sentir algo que ele nunca tinha pensado e sentido antes. Satanael pensou: “Porque só Deus tem um trono e porque nós temos que servir a ele dia e noite? isto não é justo!” Ele começou a sentir inveja e a se sentir sozinho. E ele pensou: “Eu também quero ter um trono e quero ter o meu reino e quero ser independente de Deus.” Quando Satanael voltou,  começou a procurar outros anjos e procurou convencê-los de que seria melhor ajudá-lo a fazer um trono e servir a ele, e não mais a Deus. A maioria dos Anjos não seguiu Satanael, mas alguns sim. E assim Satanael se afastou de Deus, construiu o seu próprio trono e tinha um exército de anjos que o serviam. Mas ele ainda não estava satisfeito. Ele queria que também os homens o servissem e não mais fizessem orações para Deus, mas começassem a adorá-lo.
Quando Deus percebeu o que Satanael estava fazendo, decidiu que Satanael tinha que ser derrubado do seu trono. Ele chamou todos os anjos do céu e perguntou quem estava disposto a lutar contra Satanael. Ninguém se dispôs, pois todos sabiam que Satanael era muito poderoso. Mas, depois de algum tempo de silêncio, se escutou a voz firme de um anjo: “Eu estou disposto a fazer o melhor que eu posso!” Todos olharam para trás e viram Mica, assim era o seu nome. Deus olhou para Mica e disse: “Então vai e tenta a tua sorte.” Mica vestiu a sua armadura, empunhou sua espada e foi para perto do trono de Satanael. Ele mal tinha chegado perto quando Satanael se levantou do trono, empunhou sua espada de fogo e com um golpe atirou Mica para bem longe e, rindo dele, se sentou de novo. Mica ficou estendido no chão todo queimado do golpe da espada de fogo. Mas ele não perdeu a coragem; foi até o trono de Deus e disse: “Senhor, com a minha espada eu não consigo vencer Satanael. Eu preciso de uma espada de fogo.” Deus olhou para ele e perguntou: “Você ainda tem a coragem de tentar mais uma vez?”  “Sim” disse Mica “e mais dez se for necessário”. Deus se alegrou da coragem de Mica e deu a ele a sua própria espada de fogo. Mica empunhou a espada e foi para perto do trono de Satanael. Quando Mica estava chegando, Satanael se levantou, empunhou sua espada de fogo e, com um golpe, queria agora acabar com este anjo incômodo de uma vez para sempre. Mas com a sua espada de fogo, Mica se protegeu do golpe. Mica lutou contra Satanael, mas Satanael não conseguiu aguentar os golpes da espada de fogo de Deus. Mica derrubou Satanael do seu trono e expulsou todos os seus anjos. Eles foram rolando os nove degraus da escada do céu até caírem na Terra.
Mica voltou para perto do trono de Deus. Todos os anjos se reuniram, curiosos para ouvir o que Mica tinha para contar. Então Deus disse: “Satanael não é mais digno de trazer em seu nome as letras sagradas. A partir de hoje seja o seu nome Satanás. E tu, Mica, a partir de hoje teu nome será Micael e teu lugar será perto do meu trono.” Desde então estão perto do trono de Deus: Gabriel, Rafael, Uriel e Micael.
Os anjos que caíram na terra procuram convencer os homens a se afastarem de Deus e adorarem a Satanás. Mas Micael nos ajuda e nos chama para segui-lo. Em nosso coração podemos encontrar a coragem para lutar contra o mal e também a coragem para servir ao bem.

João F. Torunsky