Conto: Escutar com o coração

Quando Deus criou a terra e os homens, todos falavam a mesma língua e todos se entendiam. Todos trabalhavam e viviam juntos e procuravam ajudar uns aos outros. Os anjos, quase todos, estavam muito contentes de como os homens viviam. Quase todos os anjos, porque havia um anjo escuro que não estava contente. Ele era escuro porque havia se afastado da luz de Deus. E como ele havia se afastado da luz de Deus, ele não gostava mais da paz, mas da briga entre os homens. Este anjo escuro ficou pensando como ele poderia fazer para semear briga entre os homens e acabar com a paz. Ele ficou pensando e ele pensava muito bem. E assim ele teve uma ideia. Ele notou que naquela época as pessoas pensavam o que elas queriam falar e só depois falavam, assim como nós. Mas, quando elas escutavam uma outra pessoa falar elas paravam de pensar, somente escutavam o que a outra pessoa falava e só depois de escutar, elas pensavam sobre o que a outra pessoa falara. E assim elas se entendiam muito bem.
O anjo escuro esperou vir a noite e tocou no ouvido das pessoas. Desde então, as pessoas não paravam de pensar enquanto o outro falava. E, ao mesmo tempo que ouviam o que outro falava, ouviam aquilo que elas próprias pensavam. E todo mundo sabe como é difícil entender alguma coisa quando duas pessoas estão falando ao mesmo tempo. E assim aconteceu que cada vez mais um não compreendia o outro. As pessoas começaram a brigar e até mudaram para outro lugar. Acabaram falando uma outra língua e ficou cada vez mais difícil um entender o outro. E assim, o perigo foi aumentando, até que não havia mais ninguém que conseguia entender o outro, e as brigas se espalharam pelo mundo todo.
E exatamente quando esse perigo estava muito grande, que nasceu Jesus na Terra. Quase ninguém percebeu que ele havia nascido, só os pastores, os reis e mais algumas pessoas. Todos os dias Maria pegava o menino Jesus do berço, dava-lhe de mamar e ficava balançando-o nos braços, bem juntinho do coração, até ele dormir.
No princípio Maria começou a sentir algo que ela mesma não compreendia. Mas com o tempo ficou nítido o que estava acontecendo. Maria tinha dificuldade de entender José, porque enquanto ele falava, ela escutava ao mesmo tempo o que ela mesma pensava. Porém, quando tinha o menino Jesus no peito, começou a perceber que entendia muito melhor o que José falava. E, com o passar do tempo, percebia também que isso acontecia porque ela não o escutava apenas com o ouvido, mas também com o coração. E com o coração ela conseguia realmente escutar o que José estava querendo dizer.
No início, isto só acontecia quando ela tinha o menino Jesus no colo, mas com o tempo ela começou a escutar mais e melhor com o coração.
O feitiço que o anjo escuro colocou em nossos ouvidos continua lá. Mas desde o nascimento de Jesus, todos nós podemos aprender sempre mais a realmente escutar com o coração. Aprender a realmente entender o outro, para que no lugar de tanta briga, sempre haja cada vez mais paz.

João F. Torunsky