Grupo de jovens

Em São Paulo

Reuniões quinzenais às quartas-feiras, das 19h às 21h30
Informações com Julian (11 98833-0088)

Sobre o grupo de jovens em São Paulo:

“Receba as crianças com reverência, eduque-as no amor, e encaminhe-as adiante com liberdade.” (Rudolf Steiner)

É nisso, com isso, e para isso que o Grupo de Jovens atua. Trata-se de um grupo de aproximadamente 60 jovens – com suas intermitências – que se encontra e mobiliza para organizar as Colônias de Férias que ocorrem no mês de Julho. Com idades, bagagens e contextos sociais diferentes – embora majoritariamente composto por (ex) alunos waldorf -, o grupo se encontra ao longo do ano para debater assuntos relevantes para a educação e para a sociedade, ouvir palestras e se preparar para a organização das Colônias.

O planejamento dessas colônias representa um esforço coletivo, de muita dedicação desde o início: do pedagógico ao lúdico, respiramos antroposofia. Cada monitor pensa como serão suas atividades, quais histórias serão contadas, e aprende como lidar com diferentes situações. Mesmo tendo perfis diferentes de colônia – a Araucária, normalmente para alunos waldorfs; a de Famílias, voltada para mães e pais que vão com suas crianças; e a Solidária, para crianças de 4 comunidades de São Paulo -, o carinho e a atenção no preparo são os mesmos, cada uma em suas especificidades.

Tudo à base da pedagogia Waldorf, e atualmente sob o cuidadoso direcionamento do médico pediatra antroposófico Corrado G. Bruno, as discussões contemplam sempre as dimensões físicas e espirituais das coisas, procurando o equilíbrio e o entendimento de tudo aquilo que compõe a essência humana. Todo o trabalho desse grupo é voluntário e devoto para uma causa: a criação de um legado e de um ambiente livre para discutir, questionar e construir nosso futuro, onde há espaço para crescimento, aprendizado e, sobretudo, respeito.

Thais Höffelmaier Bezerra