CRESCER SAUDAVELMENTE
          NO MUNDO DAS MÍDIAS DIGITAIS

Um guia para pais e educadores
para lidar com um desenvolvimento mais saudável de crianças e jovens em meio ao universo digital

Educando em meio ao universo digital As mídias eletrônicas como smartphones, tablets, notebooks e consoles de jogos, vêm ocupando um espaço que só cresce no mundo das crianças e dos jovens.

Desafios para pais e educadores Diante do uso excessivo das novas mídias, principalmente pelos adolescentes, pais e educadores encontram cada vez mais dificuldade em estabelecer limites. Também é preocupante observar como crianças cada vez mais jovens estão usando as novas mídias.

Conhecendo os riscos e os perigos Dependência, perda da privacidade, sites prejudiciais e prejuízo no desenvolvimento mostram-se cada vez mais presentes.

Um problema que se agravou  Nestes tempos de confinamento provocado pela pandemia de Covid-19, com períodos prolongados de aulas exclusivamente online e pouca ou nenhuma atividade ao ar livre,  o fenômeno se aprofundou ainda mais.

O desenvolvimento saudável da criança Estudos mostram que somente quando a criança passa pelas etapas de desenvolvimento biológica e psicossocialmente necessárias às várias fases da vida, ela pode desenvolver a capacidade de usar as mídias de forma competente e autodeterminada.

Edição brasileira em tradução de Raul Guerreiro, cotejada por Sonia Setzer, revista e adaptada ao Brasil por Jacira Cardoso.
Publicada por Ad Verbum Editorial.

* a versão impressa pode ser adquirida na Livraria Antroposófica e na Comunidade de Cristãos em São Paulo.

Ajude a divulgar esta iniciativa A intenção dos autores e editores, Dra. Michaela Glöckler, médica pediatra, e Prof. Dr. Edwin Hübner, docente do seminário Freie Hochschule Stuttgart, é divulgar amplamente este livro, que já foi traduzido para dezoito idiomas (com mais dois em processo de tradução). Para isso contam com o apoio de diversas entidades e associações em todo o mundo.

Apoiam esta iniciativa no Brasil:

Federação das Escolas Waldorf no Brasil

Faculdade Rudolf Steiner

Aliança pela Infância

Sociedade Antroposófica no Brasil

Seção Pedagógica

Seção de Medicina

Associação Brasileira de Medicina Antroposófica

Formação em Medicina Pedagógica

A Comunidade de Cristãos no Brasil