Aprofundamento Cristão

APROFUNDAMENTO CRISTÃO

Vivenciar a paixão de Cristo – através do silêncio, da arte, do movimento e da introspecção

13, 14 e 15 de abril de 2017

“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” João 10,10

Estimados amigos da Comunidade de Cristãos.

Uma prática antiga no cristianismo consiste em recordar os sofrimentos de Jesus Cristo naqueles dias que antecedem a Páscoa, no período tradicionalmente denominado Quaresma.

Nesta tradição antiga se configurou, na chamada Via Sacra, um conjunto de imagens extraídas dos Evangelhos que proporcionam ao cristão acompanhar e vivenciar na própria alma as estações pelas quais Cristo passou no caminho ao Calvário. Nossa proposta é mergulhar nestas imagens da Paixão, em especial nos relatos da Sexta-Feira Santa, como nos foram transmitidos pelos Evangelhos.

Inicialmente é preciso serenar e silenciar os muitos ruídos externos e internos, para criar o espaço anímico onde estas imagens possam surgir. A partir da leitura e relado das cenas, com a ajuda de obras da arte sacra, queremos predispor-nos a “pintar” e a recriar na alma estas imagens.

Teremos também a ajuda da euritmia; arte do movimento que, através de seus exercícios, possibilita que os conteúdos fluam e compenetrem todo o ser humano. Reconstruir interiormente as imagens da Paixão, não é apenas um exercício para adquirir maiores conhecimentos dos temas bíblicos, mas, ao realizá-lo com sincera atitude devocional, podemos propiciar uma abertura anímico espiritual para o sutil encontro com aquelˈEle de quem seguimos os passos…

Contaremos com a participação de Viviane Trunkle guiando os exercícios de euritmia. Com um cordial e fraterno abraço a todos!

Renato Gomes Coordenador do curso peabiru62@gmail.com – (014) 98827 1897

Trazer uma Bíblia (Antigo e Novo Testamento)

Trazer sapatilha de euritmia ou calçado leve

Quinta-feira, 13 de abril

Jantar – Abertura do Curso Introdução e breves exercícios de euritmia – Pobreza

Sexta-feira, 14 de abril

café da manhã – Getsemâni e prisão de Jesus –  Ato de Consagração do Homem – Negação de Pedro e julgamento diante do Sinédrio – almoço – Cristo diante de Pilatos, flagelação e Barrabás -Carregando a cruz: caminho ao calvário -jantar –

Seminário da Semana Santa – aberto a toda a Comunidade – Os sagrados votos monásticos Uma tentativa de entendê-los à luz do Cristianismo moderno – Castidade

Sábado, 15 de abril

7:00 Café da manhã – Ato de Consagração do Homem- A crucifixão: -As palavras de Jesus na Cruz (I) – As palavras de Jesus na Cruz (II)- almoço- As palavras de Jesus na Cruz (III) – A morte e a deposição na tumba -jantar – Obediênci

 

Programação do Domingo de Páscoa:

06:00h – Caminhada em silêncio. Partiremos pontualmente da igreja até uma nascente para bebermos água da fonte!

09:30h – Ato dominical para as crianças

10:00h – Ato de Consagração do Homem

16:00h – “A Cova da Ressurreição.

 No início de cada bloco faremos um pouco de exercício coral (canto gregoriano). Leitura, relato do trecho bíblico, momentos de reflexão e silêncio. Encerraremos cada bloco com exercícios de euritmia.

Nos blocos da manhã e da tarde haverá uma breve pausa com chá. Para a Sexta-feira Santa, propomos uma “Ceia Silênciosa,” (com apenas pão e suco de uva) em aproximação à Última Ceia. Imaginamos que este simples gesto possa ajudar a criar o clima de introspecção que nos parece condizente com significado do dia que estaremos celebrando. Após a ceia, haverá sopa para os que desejarem.

Inscrição Valor do Curso: R$ 565,00 – até 2 de abril R$ 645,00 – após 2 de abril

O valor do curso inclui a parte teórica, atividades artísticas, hospedagem no Espaço Comunitário Som em Pé (pernoites, com roupa de cama e toalhas) e toda a alimentação.

A proposta de nosso aprofundamento é de um curso de imersão, para tanto é desejável que os participantes convivam “sob o mesmo teto” e tomem as refeições “à mesma mesa”.

Josimari e Mauricio Zanon irão preparar e servir as refeições no próprio Espaço Som em Pé. Também faz parte da proposta uma alimentação leve, saudável e vegetariana.

Ficha de inscrição

Nome:

Cidade:

Telefone:

E-mail: Desejo permanecer no Espaço Som em Pé até o domingo*, 16 de abril, para participar das celebrações da Páscoa na Comunidade de Cristãos: ( ) SIM ( ) NÃO

*Haverá mantimentos à disposição para os hospedes prepararem seu próprio café da manhã. O almoço deve ser providenciado individualmente. Solicitamos aos hóspedes que deixem os alojamentos no máximo até o final da tarde. ”

Festejo de Páscoa para crianças.

A inscrição fica confirmada após envio do comprovante de depósito por e-mail para Maurício Zanon (ccristaosbtu@gmail.com) com cópia para Renato Gomes (peabiru62@gmail.com).

Depósitos em nome da Comunidade de Cristãos Banco Itaú – Agência 0223 – C/C 42660-2 CNPJ (para o caso de DOC bancário) : 04.543.813/0001-89